Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CASQUINHA DE SIRI

A minha primeira receita do blog não é minha especialidade, mas testei e deu super certo! Passei o ano novo com amigos e combinamos que cada um levaria um prato para o jantar, aí lembrei que a Neidinha, cozinheira da casa de uma amiga, fazia uma casquinha de siri deliciosa! Baseada na receita dela, fiz algumas modificações e cheguei a essa aí. Como a intenção aqui é trazer receitas fáceis, que qualquer um possa preparar em casa, essa não podia ser diferente...

O que você realmente está colocando na sua panela?


Antes de dar os ingredientes, faço uma pequena observação. Essa receita é de casquinha de siri e não de caranquejo. A principal diferença entre esses crustáceos é que o último par de patas do caranquejo tem forma de unha (primeira foto) e as do siri são como nadadeiras (segunda foto).


Ok, isso significa que eu vou ter que agarrar o bicho e ficar olhando o último par de patas para descobrir se é um siri ou um caranquejo? Não. "Para nossa alegria" as lojas de peixe já vendem a carne desfiada do siri ou caranquejo pronta para ir à panela. Aqui em Brasília indico a Peixaria Ueda, que além de ter sua famosa loja na Feira do Guará, abriu uma nova filial na Asa Sul (http://www.peixariaueda.com.br).





Ingredientes:
2 cebolas bem picadas
1 tomate bem picado
1/2 xícara de salsinha picada (opcional)
1kg de carne de siri
1 garrafa de leite de coco (200 ml)
1 caixa de creme de leite (sem soro)
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal


Preparo:
Parte 1: Em uma panela grande (para ter espaço pra mexer bem) e com fogo médio coloque o azeite, deixe esquentar um pouquinho e logo em seguida acrescente a cebola. Você já deve ter visto por aí nessa parte da receita: "quando ela dourar...", como a maioria das pessoas queima a cebola antes dela dourar, eu prefiro dizer que espere até ela soltar água e ficar mais branquinha, ou vá pelo sentimento mesmo. Acrescente o tomate picado, deixe ele fritar um pouco para perder aquele estado de "cru". Acrescente agora a carne do siri e misture tudo. Não é preciso muito tempo para que a carne de siri cozinhe, 5 minutos de fervura são suficientes.
Parte 2: Coloque o leite de coco, o creme de leite e o sal, deixe ferver por mais 5 minutos e desligue o fogo. Acrescente a salsinha picada e misture. Está pronto para servir na casquinha, no pratinho de entrada ou no prato principal com arroz.

Outras opções:
No dia do ano novo, levei essa mistura na panela e peguei as casquinhas emprestadas com uma amiga (as casquinhas tembém podem ser compradas na Ueda, mas têm um precinho alto). Se você quiser já servir na casquinha ou em uma panelinha e deixar com cara de restaurante, pode colocar a mistura nelas, polvilhar com farinha de rosca e levar ao forno pra assar, assim ela vai ficar gratinada em cima e mais sequinha. Algumas receitas também indicam colocar parmesão.

Parte1:


Parte 2:








Agradecimentos: À Neidinha que me deu a base dessa receita e à amiga linda Jojô que me emprestou as casquinhas. =*

4 comentários:

  1. Obrigada Gabi pelo reconhecimento!!! Publicamos sua receita em nossa fanpage do facebook: https://www.facebook.com/pages/Peixaria-Ueda/452235464892288. Não deixe de conferir.

    ResponderExcluir