A primeira vez que experimentei o risoto de aspargos e limão siciliano foi em 2007. Paixão a primeira garfada! Desde então, fui refazendo, aprendendo algumas novas técnicas de risoto, até que cheguei à que faço hoje. Como ontem foi dia das mães, preparei esse risoto pra mamãe mais amada e querida do mundo, a minha. =)
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de azeite ou uma colher de sopa de manteiga- 1 cebola grande picada
- 1 dente de alho picado (opcional)
- 1 limão siciliano (raspa da casca e suco)
- Arroz para risoto (arbório, carnaroli ou vialone)
- 200 ml de vinho branco
- 2 tabletes de caldo de legumes ou de frango
- 1 vidro de aspargos verdes (não jogar fora o caldo)
- Queijo parmesão ralado
- Sal
O que é um limão siciliano? O limão Siciliano é diferente do limão comum que compramos no supermercado (limão Tahiti). Além da diferença na cor, o Siciliano é menos cítrico, por isso mais indicado para usar na cozinha. Ele não é encontrado tão facilmente, mas, em determinadas épocas do ano, os supermercados costumam vender e as lojas com maior variedade de frutas sempre têm. Indico a frutaria La Palma (http://www.lapalma.com.br/).
Arroz para risoto, qual comprar? Os dois tipos de arroz para risoto mais conhecidos são: arbório e carnaroli. O primeiro tipo é o mais comum e o mais barato (ou melhor, menos caro). Já o carnaroli possui mais amido e por isso tem um resultado mais cremoso. É o favorito dos italianos (e meu também!). Seu grão demora mais para cozinhar, mas mantém melhor o cozimento "al dente". Qualquer um dos dois é indicado para a receita.
Modo de preparo:
Em uma panela a parte coloque 1L de agua e deixe ferver. Adicione os dois tabletes de caldo, abaixe o fogo e deixe fervendo durante toda receita.
Em outra panela (quanto mais aberta melhor para ter um cozimento e aquecimento por igual) coloque o azeite/manteiga e a cebola. Depois que ela fritar, adicione o alho (opcional), deixe fritar de leve (sem queimar) e coloque o arroz – a medida que costumo usar é de uma mão cheia por pessoa. Você pode achar que é pouco, mas os grãos crescem bem. Se o risoto for o único prato aí a quantidade deve ser maior. Refogue o arroz na cebola e no alho, logo depois adicione o vinho. Deixe evaporar um pouco.
A partir de agora você deve mexer sempre o arroz e manter ele molhado. Nunca deixe o arroz seco para evitar que grude na panela. Adicione o suco do limão e a raspa da casca. Espere que o arroz absorva certa quantidade. Coloque a água dos aspargos. Vá adicionando o caldo fervente da outra panela aos poucos e deixando o arroz absorver. Experimente frequentemente para acertar o sal e chegar no ponto ideal para você.
O ponto mais apreciado do risoto é “al dente”, ou seja, mais durinho. Se você, assim como eu, prefere ele mais mole, é só ir colocando mais caldo. Quando tiver no ponto que lhe agrada, adicione os aspargos, o queijo ralado e sirva em seguida!
DICAS:
Para deixar ainda mais cremoso você pode adicionar requeijão ou creme de leite. Para os chefs isso equivale a colocar ketchup em pizza gourmet, ou seja, um crime! Mas fica bem gostoso.Outra dica é NUNCA lavar o arroz. O bom do risoto é a cremosidade, lavando você tira uma grande quantidade de amido e deixa ele ressecado.
Bom apetite!
Humm! Adorei! Quero experimentar esse de aspargos, nunca comi! :)
ResponderExcluirVamos providenciar xu!!
ResponderExcluirVou experimentar fazer lá em casa com certeza, Gabi!!!
ResponderExcluirO blog está cada dia mais bonito!
Bjs
Muuuuuuuuuito bom esse risoto!!
ResponderExcluirBem leve, da pra comer 1kg fácil!!!